domingo, 13 de julho de 2008

Jogos Cooperativos de Inclusão O meio ancadêmico tem avançado em busca de propóstas inclusivas e de cooperação na Educação Física, contudo existe a influência do mito da competição e do processo de esportivisação na Educação Física Escolar. Além disso, há profissionais em Educação Física que tem desconhecimento e dificuldades em encontrar literatura e produções acadêmicas que tratem sobre o assunto. Ressaltando que existem professores de Educação Física que resistam em trabalhar com Jocos Cooperetivos em virtude dos novos desafios que enfrentarão.Diante disso, os jogos cooperativos vem com a propósta de banir a exacerbação da competição e do ponto de vista excessivo da Educação Física esportivizada.Este blog foi criado para interagir com professores e estudantes do ensino fundamental e médio, com o objetivo de ampliar as discussões de como a educação física pode contribuir para a educação pela paz, inclusãosocial e elevação da auto- estima.Com a experiência vivida como docente em salas heterogêneas no ensino fundamental e médio, percebo que alguns alunos apresentam habilidades nas atividades desportivas, excluindo aqueles que nao tem as mesmas.Sendo assim, percebi a necessidade de mudança nas regras e atitude durante minhas aulas, visando estimular e facilitar a participação daqueles que normalmente sao excluídos dos jogos devido a uma menor habilidade. Os Jogos Cooperativos surgiram com a intensão de quebra de paradigma do individualismo e competitividade existente como forma de caminho para o sucesso da vida.Durante várias décadas foram divulgadas duas definições que foram mal interpretadas:A primeira defendida por Charles Darwin,que trata da seleção natural, onde só o mais forte sobrevive . Ressaltando que a sobreviência está na inteligência, no senso moral, na cooperação social e não na competição.A segunda do francês Pierre de Coubertin, que diz que o importante não é vencer, não é triunfar, não é haver conquistado mas tornar parte, esforçar-se, haver lutado.A Olipíada veio com o objetivo de unificar a paz e a união entre todos os povos. Contudo, é notório que a mesma tornou-se uma máquina de tecnologia, em que os atletas são treinados a vencer ou vencer. Desviando-se do verdadeiro sentido olímpico, que é universalizar culturas e raças para gerarem um momento de confraternização pacífica inclinando-se para uma conquista com dignidade, ética e respeito.Diante disso, buscamos algumas definições sobre competições e cooperações, segundo Brotto.(1997 p.33).Competição:É um processo onde os objetivos são comuns mutualmente exclusivos e as ações são benéficas apenas para alguns.Cooperação:É um processo onde os objetivos são comuns e as ações beneficas para todosSendo assim,podemos afirmar que ambos são processos não muito distante,mas distintos as fronteiras são tenues as caracteristicas se entrelação de maneira que podemos encontrar em algumas ocasiões uma competição cooperativa e em outras cooperação competitiva.

13 comentários:

Msandra disse...
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Anônimo disse...
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Anônimo disse...
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Alexandre disse...
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Anônimo disse...
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Anônimo disse...
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Anônimo disse...
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moises disse...

pelo o que eu le o texto fala sobre a inclusão no meio academico que tem avancado em busca de propostas inclusivas e de cooperacão na ed.fisica mais tambem existe uma exportividade na ed.fisica escolar.
e que cooperacão= é um processo onde os objetivos são comuns e as ações beneficas para todos.

moises souza 1ªc matutino

Anônimo disse...

Para min essa iniciativa da promoção da cooperação entre os adolescentes é muito importante para a formação do adulto no amanha.já que sociedade em que vivemos hoje,a maioria dos jovens tem vidas turbulentas tanto em casa quanto nas ruas,a falta de dialogo com os pais faz muita diferença por que os filhos são espelhos dos pais,mas concordo que a modernidade ajuda e prejudica pois hoje é mais fácil envolver-se no mundo das drogas e do crime na maioria das vezes por influencia de amigos.
por isso acho que por obrigação a sociedade tem que acolher estes adolescentes e jovens que estão amerser aos olhos da sociedade.Elogio a iniciativa de todos os educadores que promovem a cooperação entre seus alunos como dinâmicas, passeios e diálogos visando cidadães de bens no futuro.
Cinara cruz de jesus, 1c matutino.

Anônimo disse...

Aqueles que tem um objetivos mesmo com falta de preparo pode conseguir seguir em frente e ter um futuro, igual ao de muitos heróis que tem neste país chamado Brasil. quando se estar bem preparado se é capaz de fazer grandes coisas por isso é muito importante que tenham-se alternativas a inclusão em aulas de educação fisica, já que muitos de nós além das aulas de educação fisica não tem nenhum outro meio de se praticar esportes e se ajudar.

Colégio estadual Profª Maria Anita
Aluno: William Wagner Q.
Série: 2º ANO
Turma: A

Celeste Barros disse...

Muito bom !

Anônimo disse...

Em relação aos Jogos Cooperativos De Inclusão, quebrar o individualismo e a
competitividade seria a uma boa forma de facilitar a participação de cada um.

C.E.P.M.A
- Beatriz Oliveira 2° C

Anônimo disse...

Tais Mara santos, Juliane Ribeiro, Priscila Mattos. 1* Ano C, Matutino, 2015.

Entendemos que alguns professores tem grande dificuldade em encontrar assuntos que fale sobre a educação fisica em sí.
os jogos cooperativos de inclusão tem como fundamento de cooperar nas propostas inclusas na Educação Física e ajuda no processo de esportivização na educação física escolar.
Os jogos cooperativos vem com a proposta de banir a competição do ponto de vista excessivo da educação esportivizada.
Acredito que o blog do professor foi criado para interagir com os professores e estudantes do ensino fundamental e médio, Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre educação fisica e contribuir para a educação pela paz, inclusão social e elevação de auto-estima.